Em 1921, João Boito, imigrante italiano, estabelecido na cidade serrana de Alfredo Chaves, hoje Veranópolis, Rio Grande do Sul, resolveu produzir artesanalmente, uma espingarda para seu lazer. Neste momento, estava sendo puxado o gatilho que deu o tiro certeiro no futuro: nascia a Boito. Em 1955, Elias Ruas Amantino, associou-se à família Boito e iniciou, em 22 de junho, a produção das espingardas em série. Mas se foi por acaso que a E.R.Amantino & Cia. Ltda. nasceu, não foi ocasional o seu vertiginoso crescimento. Ele é o resultado da vontade e do talento de um grupo que fez mira em modernos objetivos industriais, produzindo aqui, uma espingarda de caça com fama internacional. Em 1962, saía da fábrica a primeira espingarda de canos paralelos. Dez anos depois, era a vez da primeira espingarda de canos sobrepostos. Até hoje, a única fabricada na América do Sul.
A partir da produção das espingardas de canos sobrepostos, a necessidade da empresa E.R.Amantino por quantidades de peças microfundidas aumentou e em 01 de abril de 1977 foi fundada a Microvera - Microfusão de Aços Ltda., hoje denominada E.R.Amantino & Cia. Ltda. Filial 01.
Hoje atende a vários segmentos do mercado de peças para armas esportivas, implementos agrícolas e rodoviários, máquinas têxteis e para calçados, válvulas e conexões, entre outros, fundindo também ligas de aços.
O Parque Industrial das empresas E.R.Amantino tem sofisticados equipamentos para a produção de peças e componentes.
Sua equipe, composta por mais de trezentos profissionais, entre engenheiros e técnicos, forma um complexo com alta tecnologia e tecnologia desenvolvida pela própria empresa, por onde passa o mais rigoroso sistema de controle de produção e qualidade.